A plataforma de ciência cidadã "ZOONIVERSE" já é bastante conhecida entre os entusiastas de diversas áreas do conhecimento. Entre esses projetos estão alguns voltados à Física e Astronomia que, ao longo dos anos, apresentaram resultados impressionantes, como descobertas de Supernova, mapeamento da superfície marciana, classificação morfológica de galáxias e muito mais.
Um desses projetos acabou de publicar seus resultados, se trata do "Citizen Assa-sn".
Aqui você encontra o artigo original: https://arxiv.org/abs/2111.02415. E aqui a lista dos voluntários que contribuiram: https://asas-sn.osu.edu/citizen_asassn/dr1_contributers?fbclid=IwAR2AxRcu2UND79GpCKJlril8IkVNoukN1SyJnK8vvBrgp8ECqh-SLm1BzNs
Esse projeto tem como objetivo principal permitir que qualquer pessoa possa analisar curvas de luz de estrelas variáveis previamente identificadas e posteriormente identificar novas variáveis inserindo esses dados junto aos que já estavam disponíveis.
O trabalho dos mais de 3000 voluntários serviu como base também para melhorar o algortimo utilizado pela equipe do Assa-sn, essa melhora está se tornando possível para excluir os dados inúteis e deixar somente os que poderão ser de fato estrelas variáveis.
De acordo com um dos autores do artigo, Tharindu Jayasinghe: "O olho humano pode detectar coisas incomuns e apontá0las muito melhor do que a máquina é capaz de fazer, e quando eles relatam isso para a equipe de pesquisa, nos permite fazer essas descobertas realmente excelentes. Os humanos podem fazer coisas impressionantes se você lhes der a chance".
Nós da comissão de estrelas variáveis já fizemos uma publicação sobre o projeto. Para saber mais sobre, acesse o link: https://uba-estrelasvariaveis.blogspot.com/2021/01/proeto-de-analise-de-curvas-de-luz-de.html
Para contribuir com a análise das curvas de luz: https://www.zooniverse.org/projects/tharinduj/citizen-asas-sn
Incentivamos a todos os interessados a realizarem pesquisas referentes a esses objetos que há séculos encantam os amantes do céu. Seja você também um voluntário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário