CONTATOS DESTA COMISSÃO: marcosdb2@outlook.com (e-mail), (35)9-9835-3947 (Tel/Whatsapp), https://www.facebook.com/marcoslms16 (Facebook)

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Supernova na galáxia NGC 1566

    Ao contrário do que se imagina, Supernovas são eventos relativamente constantes no Universo. A título de curiosidade, nos últimos 12 meses foram descobertas 2807 Supernovas de acordo com o Transient Name Server, divisão da União Astronômica Internacional responsável por catalogar e hospedar os dados referentes a Transientes Astronômicos. 

    Na Via-Láctea, a última Supernova observada foi em 1604, conhecida como "Supernova de Kepler". A última visível a olho nu ocorreu em 1987 na Grande Nuvem de Magalhães, chamada de SN 1987a.

    A Supernova mais brilhante atualmente é a SN 2021aefx, descoberta no dia 11/11/2021 por uma equipe do observatório MASTER. O relatório da descoberta se encontra no endereço a seguir: https://www.wis-tns.org/object/2021aefx/discovery-cert

Registro da SN 2021aefx gentilmente cedido por Grzegorz Duszanowicz


    Luiz de Araújo, membro ativo da Comissão de Estrelas Variáveis também realizou um registro fotográfico do evento:

Imagem da SN 2021aefx gentilmente cedida por Luiz Araújo - Pelotas/RS

    No dia seguinte à descoberta ela foi classificada como ua Supernova do tipo I, sendo posteriormente reclassificada como SN Ia (https://ui.adsabs.harvard.edu/abs/2021TNSCR3914....1G/abstract). Esses eventos são uma violenta explosão em uma Anã-Branca que absorveu matéria lançada no espaço por uma companheira maior, ao ultrapassar o limite de 1.4 massas solares, uma reação em cadeia reativa a fusão nuclear na estrela, o que libera uma enorme quantidade de energia, tendo como consequência o aumento de brilho que pode chegar em 20 magnitudes, mais de 90 milhões de vezes mais brilhante. Supernovas são tão brilhantes que chegam a ser mais brilhante que toda a sua galáxia hospedeira, como visto na imagem acima.

Espectro da Supernova. Em amarelo no dia 11/11, em vermelho no dia 13/11 e em azul no sia 14/11.

    Observações recentes mostram que a Supernova se encontra mais apagada que magnitude 12,5, o que requer equipamentos de maior abertura para sua observação visual. Abertura essa superior a 200mm dependendo do local onde o observador se encontra.

    Incentivamos sua observação e registros fotográficos, para isso, uma carta de busca está anexada abaixo:

Carta de busca da SN 2021aefx - Cortesia AAVSO

    Como também, um gráfico mostrando a posição da galáxia hospedeira:
Posição e dados referentes à galáxia NGC 1566 - Stellarium

   Nos envie sua observação ou registro fotográfico através do e-mail: estrelasvariaveis.uba@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário