CONTATOS DESTA COMISSÃO: marcosdb2@outlook.com (e-mail), (35)9-9835-3947 (Tel/Whatsapp), https://www.facebook.com/marcoslms16 (Facebook)

terça-feira, 1 de março de 2022

Monitoramento de quatro estrelas T TAURI com o Telescópio Espacial Hubble durante o próximo mês

O alerta 770 publicado na AAVSO solicita que observadores de estrelas variáveis realizem observações de quatro T TAURI no hemisfério sul.

As estrelas T Tauri são as estrelas mais jovens visíveis, de tipo espectral F, G, K e M e com uma massa inferior a duas massas solares. As suas temperaturas superficiais são similares à das estrelas da sequência principal de massa parecida, mas a sua luminosidade é significativamente mais alta dado o seu maior raio. As suas temperaturas centrais são provavelmente demasiado baixas para iniciar reações termonucleares. Em seu lugar, a sua fonte de energia é baseada na libertação de energia gravitacional à medida que a estrela se contrai para formar uma estrela da sequência principal, podendo tardar em alcançar este estado entre 10 e 100 milhões de anos. As estrelas T Tauri têm curtos períodos de rotação (por volta de doze dias comparado com um mês para o Sol) e são muito ativas e variáveis.

O Hubble está programado para obter espectros UV dessas estrelas nas próximas semanas e serão úteis fotometrias BVRI para ajudarem a interpretar esses espectros. A campanha de observação faz parte do programa HST ULLYSES e os objetos estão principalmente nas nuvens no Camaleão (declinação -78) com exceção de TW HYA, na constelação da Hidra.

As observações de EL CHA são necessárias urgentemente e devem ser realizadas até o dia 03/03.

No alerta é dito que: "É importante obter sequências BVRI únicas a cada noite, mas conjuntos de dados mais longos seriam úteis se pudessem ser obtidos simultaneamente com as observações do HST. Não haverão observações do TESS", portanto, sua cobertura é especialmente importante. Observe que é extremamente importante ter uma observação V positiva 24 horas antes do horário agendado do HST."

Os alvos e épocas para as observações estão mostrados na tabela abaixo:

Informações sobre o envio de observações à AAVSO podem ser encontradas em:

 - Fotometria/observações visuais: https://www.aavso.org/webobs

 - Espectroscopia: https://www.aavso.org/apps/avspec/

Abaixo estão as cartas de busca contendo estrelas de comparação e a posição das estrelas:

EL CHA:



DI CHA



SY CHA



TW HYA


Incentivamos a todos os que tiverem condições de observar que o façam, começando uma semana antes das datas das observações agendadas com o Hubble. Principalmente as duas mais fáceis: DI CHA E TW HYA. Também pedimos para que nos envie suas observações através do formulário: 
https://forms.gle/oC5HjgLeDzaHde5u5



Nenhum comentário:

Postar um comentário