A Associação Americana de Observadores de Estrelas Variáveis (AAVSO) emitiu um alerta a pedido de Dr. Anna Francesca Pala (Agência Espacial Europeia) e Dr. Thomas Kupfer (Universidade Tecnológica do Texas) solicitando a assistência de observadores no monitoramento de 15 estrelas do tipo VY Scl para o projeto Target of Oportunity. O projeto irá usar essas observações feitas em solo para complementar observações que serão feitas no espaço através do Telescópio Espacial Hubble.
A pedido dos pesquisadores, as observações devem começar imediatamente e continuar até setembro de 2024. Essa é a primeira parte de uma campanha ainda maior que inclui um número grande de novas anãs que também serão observadas com o telescópio espacial. As futuras campanhas serão anunciadas com o passar do tempo em avisos de alerta separados.
As observações podem ser feitas por fotometria digital (de preferência utilizando o filtro "V") e visuais. A equipe menciona que um site com informações referentes ao programa está sendo preparado e será disponibilizado no fórum referente ao alerta. https://www.aavso.org/vy-scl-stars-too-campaign-01
De acordo com a pesquisadora Anna Francesca:
"Sistemas VY Scl são tipicamente caracterizados por altas taxas médias de acreção que mantêm o disco em um estado quente estável, equivalente a uma explosão permanente. Ocasionalmente, a taxa de acreção cai drasticamente ("estado baixo"), revelando o anã branca. Esses estados baixos fornecem uma janela na qual podemos observar diretamente a anã branca em acreção subjacente e medir sua temperatura, massa e taxa de acreção. Por esse motivo, temos que ter certeza absoluta de que as observações HST são obtidas durante um estado baixo, quando a anã branca é a fonte dominante de luz no ultravioleta. Além disso, essa estratégia de observação protegerá os detectores do Espectrógrafo de Origem Cósmica contra a exposição a muita luz que, durante estados altos, pode resultar em danos permanentes."
No alerta é mencionado que:
"São solicitadas observações noturnas em V dos alvos da tabela abaixo. Um mínimo SNR~20 é recomendado. Se o alvo for muito fraco para obter o SNR mínimo em V, mude para CV. É importante cobrir os alvos enquanto eles forem observáveis, incluindo o crepúsculo e o crepúsculo do amanhecer no final da temporada de observação. Se um alvo for observado entrando em seu estado fraco, envie suas observações o mais rápido possível e comece a obter várias observações por noite."
Outro pedido feito pelos pesquisadores:
"Em relação à espectroscopia, as observações durante o estado baixo desses sistemas VY Scl seriam muito valiosas (mas provavelmente desafiadoras), pois podem fornecer a detecção da anã branca e da estrela doadora. Espectros durante estados altos não são necessários, pois eles já devem estar disponíveis na literatura (e a aparência espectral desses objetos não deve mudar significativamente ao longo do tempo durante estados altos). Se a espectroscopia for possível para um alvo em seu estado baixo, qualquer resolução de até ~10.000 e cobrindo a faixa de comprimento de onda entre ~4.000-10.000 A seria apropriada. Para os observadores que fazem fotometria e espectroscopia, a fotometria é de prioridade muito maior."
Abaixo, a tabela das estrelas alvo da primeira parte da campanha:
As cartas de busca contendo estrelas de comparação devem ser criadas utilizando o gerador de cartas da AAVSO, no link:
As observações devem ser enviadas diretamente para o banco de dados a seguir:
https://www.aavso.org/webobs/individual
A equipe menciona que: "Nossa equipe valoriza profundamente o apoio dos observadores da AAVSO e os contribuintes significativos serão convidados a participar dos artigos como co-autores".
Informações referentes a essa campanha e demais que aparecerem serão apresentadas em futuras postagens da comissão.
O alerta referente a essa postagem pode ser checado e acompanhado através do link abaixo:
https://www.aavso.org/aavso-alert-notice-754
Excelente Cledison
ResponderExcluirMuchas gracias. 😃
Excluir