O alerta 736 da AAVSO convida a todos os observadores a submeterem dados acerca de uma Nova na constelação de Sagittarius descoberta de modo independente por Patrick Schmeer do All-Sky Automated Survey for Supernovae (ASAS-SN), Sizuo Kaneko (Japão), Hideo Nishimura (Japão) e Yuji Nakamura (Japão).
Novas são sistemas binários compostos por uma anã branca com a estrela primária e outra estrela da sequência principal como secundária. Nestes casos o acréscimo de matéria provoca explosões termonucleares levando a um aumento de brilho de 7 a 16 magnitudes em intervalos de 1 a centenas de dias, os quais são seguidos por uma redução lenta do brilho. No caso de V6594 Sgr, também conhecida como N Sgr 2021, há uma variação de 9,3 a 20,0 V de magnitude.
Curva de luz de N Sgr 2021 - Fonte: AAVSO. |
Atualmente, seu valor de magnitude está próximo de 10,0 V, possibilitando a observação visual com uso de instrumentos óticos ou através de fotometria com câmeras CCD. Assim, como forma de facilitar a participação de mais observadores, seguem abaixo indicações para localização e o link para download de uma carta celeste da AAVSO com algumas estrelas de referência.
Conforme pode ser visto na imagem abaixo, M25 (aglomerado estelar aberto) encontra-se próximo à região da Nova, podendo-se tomar-lhe como referência para localização de N Sgr 2021, a qual possui ascensão reta de 18h 49min 05.07s e declinação 19º 02’ 04.2”, o que fica dentro do círculo vermelho presente no mapa abaixo.
![]() |
Localização de N Sgr 2021 - Fonte: adaptado de Cartas du Ciel |
Acesse a carta celeste clicando no botão abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário