Descoberta de Nova na Grande Nuvem de Magalhães
Na noite de 17/11/2020 a equipe do ASAS-SN usando dados do telescópio quádruplo "Cassius" de 14 cm, descobriu uma nova fonte transitória brilhante, provavelmente uma nova clássica, em direção à Grande Nuvem de Magalhães. No momento da descoberta, o transiente estava com magnitude 11.15. Essa magnitude se encontra dentro do limite de telescópios de diâmetro superior a 114mm.
Artigo da descoberta: http://www.astronomerstelegram.org/?read=14185
Ontem, dia 21/11, o evento foi classificado como uma Nova Clássica (explosão nuclear cataclísmica em uma estrela, causada pela acreção de hidrogênio em uma anã branca, o que dá início a fusão nuclear que faz com que a estrela aumente muito o seu brilho em questão de horas. Esses eventos luminosos podem durar dias ou até mesmo, meses).
Artigo da classificação: http://www.astronomerstelegram.org/?read=14203
Abaixo, dois gráficos mostrando a posição da Nova. O primeiro, mostra a Grande Nuvem de Magalhães por completa e o segundo dá destaque à distância angular para a estrela Mu Mensae (magnitude 5,5) que é visível a olho nu. Como também uma carta celeste mostrando as estrelas de comparação de magnitude. A carta possui campo de visão de 1,5°.
Nenhum comentário:
Postar um comentário