CONTATOS DESTA COMISSÃO: marcosdb2@outlook.com (e-mail), (35)9-9835-3947 (Tel/Whatsapp), https://www.facebook.com/marcoslms16 (Facebook)

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Apagão de Betelgeuse!

     Um artigo publicado no dia 08/12 por pesquisadores da Universidade Villanova com o título  "The Fainting of The Nearby Red Supergiant Betelgeuse" colocou a comunidade astronômica ao redor de todo o planeta em alerta, tanto os profissionais como amadores. Mas afinal, estaria a estrela prestes a se tornar uma Supernova ou é algo normal? De acordo com observações da AAVSO (Associação Americana de Observadores de Estrelas Variáveis) a última vez em que Betelgeuse diminuiu tanto o brilho foi em 1985, observação essa realizada pelo astrônomo americano David Rosebrugh, que a relatou com magnitude 2. Observações recentes variam, mas a menor relatada é  1.8. 



Figura 1. Variação da magnitude da Estrela Variável Betelgeuse (Alfa Ori) em função do tempo, o pico registrado em 2019 também havia sido registrado em 1985.
     Betelgeuse é uma estrela variável da classe espectral M2 Iab (supergigante vermelha), o que significa que escurece e clareia regularmente, em ciclos que podem durar cerca de 420 dias. Dupree e colaborabores (1987) relatam que sua variação deriva da pulsação da estrela, a qual provoca seu aquecimento e o aumento da atmosfera de Betelgeuse, ocasionando um fluxo de perda de massa da estrela. Nos últimos meses ela está em um período normal de escurecimento, mas é drasticamente acelerado em comparação com os anos anteriores e se por acaso se tornar uma supernova, seria brilhante o bastante para ser vista durante o dia. Levando em conta tal atividade, nós da U.B.A estamos realizando uma campanha de observação da estrela e pedimos para quem puder observar e relatar a observação o faça quantas vezes puder. 

Mapa de medição de Betelgeuse

-----------------------------------------------------------------------------------------

REFERÊNCIAS

DUPREE, A.K.; BALIUNAS, S.L.; GUINAN, E.F.; HARTMANN, L.; NASSIOPOULOS, G.E.; SONNEBORN, G.. Periodic photospheric and chromospheric modulation in Alpha Orionis (Betelgeuse). The Astrophysical Journal, v. 317, p. L85 – L89, 1987.


GUINAN, E. F.; WASATONIC, R. J.; CALDERWOOD, T. J.The Fainting of the Nearby Red Supergiant Betelgeuse.The Astronomer's Telegram, No. 13341. 2019.






Nenhum comentário:

Postar um comentário