No último lançamento de dados foram informadas à comunidade mais de 11 milhões de novas estrelas variáveis, a maioria foi classificada com base em algoritmos. Como o processo automatizado não é totalmente perfeito, erros podem acontecer. E é aqui onde começamos a contribuir.
A classificação humana é útil na revisão de classificações automatizadas, buscando características que possam ter passado despercebidas pelo computador, como curvas de luz, localização no Diagrama HR e índice de cor.
Para classificar a estrela alvo o voluntário deverá somente selecionar o tipo de variabilidade apresentada com base nas opções à direita da tela.
No projeto, você classificará os objetos dos tipos de
variabilidade escolhidos:
Sistemas Binários Eclipsantes (ECL):
Pulsadores Tipo Cefeida (CEP):
Pulsadores tipo RR Lyrae (RR):
Estrelas variáveis de longo período (LPV):
O voluntário pode também verificar a posição no Diagrama HR e o índice de cor no gráfico que apresentado durante a classificação e conferir se realmente é uma estrela pertencente tipo suposto:
Uma informação adicional apresentada é a posição da estrela na galáxia com base nos dados levantados pela missão:A última opção de classificação é "Nenhuma das acima" (None of the above) e deve ser selecionada quando a estrela apresentada nos dados não condiz com as quatro opções de variabilidade disponíveis, como mostrado abaixo. A variável analizada é uma elipsoidal.Para facilitar o processo a equipe disponibiliza um tutorial e um guia de campo com informações úteis sobre os diferentes tipos de variáveis e auxílios referentes à classificação.
O projeto conta atualmente com 1335 curvas de luz disponíveis e somente 30 voluntários. Sendo assim, incentivamos a todos os interessados a contribuir e desejamos boa sorte em futuras descobertas.
O projeto pode ser acessado na plataforma Zooniverse através do link:
https://www.zooniverse.org/projects/gaia-zooniverse/gaia-vari
Nenhum comentário:
Postar um comentário