CONTATOS DESTA COMISSÃO: marcosdb2@outlook.com (e-mail), (35)9-9835-3947 (Tel/Whatsapp), https://www.facebook.com/marcoslms16 (Facebook)

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Estrelas para observar em dezembro

    O fim do ano está aí, muita gente entrando nas férias e nada mais justo que possam passar mais tempo à noite contemplando o céu. Se o tempo ajudar, afinal, junto com as férias, também está chegando o período de maior intensidade de chuvas, o verão, época do ano em que as noites têm menor duração, infelizmente. Apesar de que o ano de 2021 foi um ano de bastante tempo fechado e muitos observadores não produziram como queriam

    Pensando pelo lado positivo, resolvemos selecionar uma lista de estrelas fáceis de serem observadas através de binóculos e até mesmo a olho nu. Na lista, inserimos estrelas pulsantes do tipo Mira, Semirregular, RV Taurii, Cefeida e também uma binária eclipsante do tipo Algol. Sendo essa estrela a própria Algol, uma estrela histórica da astronomia de estrelas variáveis e uma das mais importantes da astronomia. Decidimos também acrescentar Betelgeuse, a estrela que foi destaque em 2020 por sua queda súbita de brilho.

    R And e R Tri são duas variáveis de período longo, Mira, que chegam a magnitudes visíveis somente com telescópios, mas como estão próximas de atingirem o brilho máximo, foram inseridas.

    A seleção dessas estrelas foi feita com base em suas amplitudes de variação de brilho, como também nas suas localizações nas devidas constelações e horário em que se encontram favoráveis a uma observação confortável. São estrelas fáceis de se localizar com o auxílio de um simples app de celular ou software de computador como o Stellarium, por exemplo. 

    As estrelas selecionadas serão indicadas abaixo:


    Pedimos para que os interessados leiam nossos tutoriais de observação dispoíveis aqui: 
http://www.acervoastronomico.org/uba-ano-50

    Pedimos também para que nos envie suas observações através do formulário, preenchendo os campos requisitados:
https://forms.gle/JNGbSDE7pn7hupqm9

    Caso preferir, há também o e-mail para enviar as observações. Basta informar a estrela observada, magnitude estimada, magnitude das duas estrelas de comparação, dia e horário da observação em UT, além de informar também o método utilizado na observação, binóculos, telescópio ou a olho nu. O endereço é estrelasvariáveis.uba@gmail.com.

    Os observadores que enviarem acima de 10 observações recebrá um certificado da União Brasileira de Astronomia como premiação pela contribuição nas observações.
   
    

    

Um comentário:

  1. Bom dia.
    O link do formulário
    https://forms.gle/JNGbSDE7pn7hupqm9
    não está funcionando.
    Obrigado
    Alvaroborges54@yahoo.com.br

    ResponderExcluir