O núcleo de variáveis pulsantes da comissão separou uma lista de 10 estrelas fáceis de serem observadas com binóculos para serem observadas durante o mês de novembro. A exceção é somente a cefeida ETA AQL que pode ser observada a olho nu em máximo ou mínimo brilho.
As estrelas foram selecionadas de acordo com variação maior que 1.0 magnitude (também com exceção de ETA AQL), fácil localização no céu, altura no céu referente a um horário mais fácil para o observador, as primeiras horas da noite.
Sugerimos um atlas celeste ou um aplicativo, como o SKY SAFARI, para ajudar a encontrar estrelas para comparar com o brilho da estrela. Lembrando que a estimativa deve ser feita utilizando uma estrela de menor e outra de maior brilho, ficando a variável com brilho entre as duas.
Sugerimos a leitura de nossos tutoriais para auxiliar os interessados: https://acervoastronomico.org/uba-ano-50
A tabela com as respectivas estrelas:
Incentivamos todos a realizarem estimativas visuais e contribuir com essa área tão rica e produtiva da Astronomia Observacional.
Nos envie suas observações atrvés do formulário: https://forms.gle/JNGbSDE7pN7hupqm9 ou caso preferir, pode enviar no e-mail também. Basta informar o nome da estrela, magnitude estimada, magnitude das estrelas de comparação, data e horário da observação em UT, além de informar o método utilizado para a observação, binóculos, telescópio ou olho nu. O endereço é estrelasvariaveis.uba@gmail.com.
Muito legal e se o ceu aqui no Espirito Santo ajudar, tem chovido muito, vou observar as estrelas e continuar minhas observações Messier.
ResponderExcluir