Boa parte das pessoas acredita que contribuir com a astronomia de Estrelas Variáveis só é possível através de telescópios, binóculos ou à vista desarmada. Mas para a alegria dos aficcionados por essas estrelas, mesmo os menos experientes, não é verdade.
Um projeto recém lançado na plataforma de ciência cidadã Zooniverse tem como alvo as Estrelas Variáveis, e através de uma pequena análise que fiz (Cledison Marcos da Silva), se trata de um trabalho simples de realizar.
Ao acessar a página do projeto no link https://www.zooniverse.org/projects/tharinduj/citizen-asas-sn você terá uma breve introdução ao projeto. Basta clicar em "Learn More" para ter uma noção clara do que se trata. O intuito do projeto, o motivo do ASAS-SN ter pedido ajuda aos cientistas cidadãos na análise dessas estrelas e os telescópios utilizados na captura das imagens.
Voltando à página inicial e clicando em "Get Started" o participante terá acesso, primeiramente, a um tutorial de como realizar a análise. Passado esse processo, será iniciada a análise das curvas de luz. Uma curva de luz é o registro das observações de brilho de uma determinada estrela feitas ao longo do tempo e são usadas para entender como o brilho de uma estrela muda com o passar do tempo, ou não, visto que recentes descobertas muito interessantes foram feitas em projeto semelhante (Planet Hunters) e ainda não se sabe o real motivo da mudana de brilho, se trata da Estrela de Thabby, que até hoje é objeto de intenso acompanhamento. O mesmo para a Estrela de Zachy, nomeada em homenagem ao seu descobridor Zachary Way, da equipe do ASAS-SN.
![]() |
Curva de luz da Estrela de Zacchy |
O processo é muito simples.
Abaixo um exemplo do que será visto pelo participante:
![]() |
Para um observador um puco mais experiente, basta um olhar e verá que se trata de uma Variável Pulsante. Mas, para o menos experiente, o projeto tem o "GUIA DE CAMPO" no lado direito da tela, e é para lá que vamos agora:
Clicando nessa aba, uma segunda janela será aberta com os tipos de variáveis disponíveis no projeto. Já vemos uma certa semelhança com a curva apresentada para as Pulsantes. Mas vamos ver se realmente é:
Descendo um pouco essa janela, encontramos uma curva semelhante à que devemos analisar. Então, de fato, trata-se de uma Pulsante. Agora é só confirmar:
Seleciona-se a primeira opção, Variável Pulsante, e clica em "Feito".
Pronto, sua análise está no banco de dados do programa. Outra curva será mostrada e o participante deverá repetir o processo, usando o Guia de Campo caso haja dúvidas e clicando em "Feito" após finalizar a análise. Caso seja alguma curva de luz diferente das oferecidas, clique em "Variável Desconhecida". Temos também a opção "Lixo", caso não tenha certeza se a curva seja de fato variável conhecida ou desconhecida, clique em "Lixo".
Agora é com você. Bom trabalho. Se descobrir algo novo nos informe que publicamos aqui.